Como funciona o tráfego pago no Meta Ads?

Se você tem um negócio e já começou a pensar em como alavancar o sucesso dele no mundo virtual, através da promoção do site ou das redes sociais, com certeza já ouviu falar em tráfego pago.

 

Mas você sabe o que, de fato, é isso? E sabe por que os profissionais da Publicidade indicam esse meio? Nesse artigo a gente vai explicar, de forma bem simples, essas dúvidas e mostrar como o tráfego pago pode alavancar seu negócio.

 

Indo direto ao ponto, promover tráfego pago é atrair, de forma barata, mais visitantes para uma página na internet através do investimento em plataformas de anúncios (como a Meta Ads, da Meta, empresa que comanda o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Messenger), com a possibilidade de mensurar toda a atuação.

 

Ele é o contrário do tráfego orgânico, que é a atração de público através de conteúdos de relevância, gerados naturalmente, o que exige muita presença, constância e inovação por parte da empresa/marca/negócio.

 

Dentre as vantagens dos anúncios de tráfego pago, o principal é a possibilidade de segmentação do público que se busca alcançar. Uma boa definição do público alvo, para saber seus costumes, hábitos, idade, localização e classe social, por exemplo, é fundamental para direcionar os anúncios.

 

Além disso, o tráfego orgânico não costuma gerar resultados rápidos por depender da interação e do alcance, de forma natural (orgânica) do público alvo. Já o tráfego pago apresenta resultados mais rápidos, o que gera o aumento das chances de conversão das visitas recebidas em leads (que são clientes em potencial por terem demonstrado interesse no produto/serviço).

 

Por isso, o tráfego pago exige investimento financeiro, como qualquer outra mídia: sua ação é incisiva e direcionada. Os anúncios buscam o público alvo e aparecem para ele, no caso do Meta Ads, eles aparecem mesmo que o conteúdo não seja buscado, através dos posts patrocinados.

 

Como desvantagem, o tráfego pago tem seus acessos interrompidos quando o investimento nos anúncios se encerra. Então, para uma atuação realmente eficaz, o ideal é que se mescle a sua prática com o tráfego orgânico, o que pode tornar as visitas e consumo dos conteúdos mais estável e duradouros, com relacionamentos mais sólidos entre marca e público.

 

Os tipos de campanha se diferem, e estão ligados ao objetivo que se busca alcançar. Com elas, é possível obter reconhecimento para a marca, aumentar o seu alcance, gerar tráfego nas páginas (como site e redes), engajamento do público, instalações para aplicativos, visualizações de vídeos, geração de leads e conversão em vendas.

 

E agora, deu pra entender um pouco mais o que é e o que pode proporcionar o tráfego pago? Esperamos que sim, mas se ainda restaram dúvidas, entre em contato que a gente esclarece.

 

Até mais!